segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A História do Wing Chun


A origem do Wing Chun Kung Fu tem mais de 350 anos, na turbulenta e repressiva Dinastia Ching, nessa época 90% do Chineses (os Hans) eram dominados pelos Manchus, que eram 10% da população.
Os Manchus ditavam as regras com muitas injustiças. O Kung Fu era proibido para o povo em geral, porém mantinha-se vivo e cada vez mais forte, para a ira do governo Manchu. Quando todas as armas foram banidas pelos Manchus, os Hans começaram a formar e treinar um exército revolucionário na arte do Kung Fu. O templo de Shaolim (Siu Lam) tornou-se um refúgio secreto para treinamentos de Kung Fu, em que um estilo clássico levava entre 15 a 20 anos para alcançar o grau de mestre. Com o intuito de formar rapidamente um exército revolucionário e desenvolver uma nova forma que levasse menos tempo treino, os principais Mestres do Templo reuniram-se para discutir os méritos de cada um dos vários estilos de Kung Fu. Porém antes de finalizarem esta nova forma, os Manchus invadiram e queimaram o templo de Siu Lam. A Abadessa Budista de nome N´g Mui o abade Chi Shin, abade Pak Mei, mestre Fung To Tak e o mestre Mui Hin (os cinco veneráveis) sobreviveram e seguiram caminhos diferentes. N´g Mui possuía uma habilidade técnica muito avançada e superior aos guerreiros do templo. Veio a refugiar-se no Templo da Garça Branca, no monte de Tai Leung, partindo do conhecimento dos estilos tradicionais e segundo a lenda, testemunhou a luta entre uma serpente e uma garça, ela criou um novo e eficaz sistema de combate, que não só rectificava as debilidades dos sistemas convencionais, como também tirava proveito delas.
Lá conheceu Yim Yee um comerciante local e sua filha Yim Wing Chun, que devido a sua beleza, muitas vezes provocava o assédio dos valentões locais. Percebendo que a situação pelo qual Yim Wing Chun passava era grave, N´g Mui concordou em ensinar-lhe de kung Fu, para poder proteger-se. N´g Mui refugiou-se então com a Yim Wing Chun nas montanhas e passou a ensiná-la. Treinaram dia e noite, até que a Wing Chun dominasse as técnicas. Então, a Wing Chun desafiou aquele que a assediava para um combate vencendo-o facilmente. Wing Chun casou-se então com um mercador de sal de nome Leung Bok Chau, que era um óptimo praticante de Kung Fu e a ele transmitiu os seus conhecimentos. Em homenagem a sua esposa, Leung Bok Chau denominou o estilo de Wing Chun Kuen. Leung Bok Chau passou os seus conhecimentos para Leung Lan Kwai, um médico herbalista que por sua vez ensinou a um actor de ópera Chinesa chamado Wong Wah Bo. Wong Wah Bo foi trabalhar num dos barcos que viajava pela China promovendo espectáculos e lá passou o seu sistema para o bastoneiro do barco Leung Yee Tei, que também havia sido aluno do abade Chi Shin (especialista em bastões).
Juntos, eles desenvolveram novas técnicas de Wing Chun, inclusive com o bastão comprido. Leung Yee Tei por sua vez ensinou Leung Jan, um médico da cidade de Fatshan, que desenvolveu uma técnica tão apurada que recebeu o apelido de o Rei do Wing Chun Kung Fu. Leung Jan passou o sistema de forma modificada a Chan Wah Sun (trocador de dinheiro), devido a esse ser muito forte e Leung Jan não confiar nele e achar que após a sua morte, poderia haver problemas quanto a sucessão como líder da escola. Também ensinou os seus filhos, Leung Tsun e Leung Bik. Yip Man, considerado o ultimo grande mestre de Wing Chun, aprendeu primeiramente com Chan Wah Sun e posteriormente aprendeu a versão original com o filho mais novo do rei do Wing Chun, Leung Bik. Com Yip Man, o Wing Chun tornou-se mundialmente popular e respeitado, tendo alunos como Bruce Lee entre seus discípulos.

Sem comentários:

ISEC (Instituto de Educação e Ciências)

ISEC (Instituto de Educação e Ciências)
Local onde tem lugar os Treinos de Wing Chun

Treinos de Wing Chun em Lisboa

Calendario dos treinos de Wing Chun

Janeiro : 26
Fevereiro : 23
Março : 23
Abril : 7
Maio : 18
Junho : 15
Julho : 13
Agosto : 10
Setembro : 7
Outubro : 5
Novembro : 2
Dezembro : 30