Proverbios,pensamentos e frases


    Dalai Lama

Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

A HUMANIDADE PARA DALAI LAMA
Perguntaram a Dalai Lama:
"O que mais te surpreende na Humanidade?"

E ele respondeu:
"Os homens...
Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde...
Porque pensam ansiosamente no futuro e, por isso, esquecem-se do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente, nem o futuro...
E porque vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido!"


Filosofia e Realidade

Kung Fu sem a sua base tradicional e filosófica seria apenas uma ciência brutal e desumana de lesão, morte e destruição.

No entanto, ele precisa ser entendido pelo aluno que o objectivo principal de Kung Fu é auto protecção; a defesa pessoal.

Na China antiga, bem como nas grandes cidades hoje, as lutas reais podem acabar em ferimentos ou morte. Se a filosofia não for real, baseada na luta de rua, é muito provável que o praticante ganhe uma boleia em uma ambulância. O Kung Fu Wing Chun prepara para situações reais de sobrevivência. Num confronto de rua ou numa situação de violência urbana não há senso de fair play, ou seja, não há regras nem gentilezas nem piedade.

Em campeonatos há regras e limites, mas na rua não há regras nem limites. E onde não há regras não há garantias de você saia ileso de um confronto real. Armas improvisadas podem surgir, tais como, pedras, correntes, barras de ferro, facas. Num confronto real podem acontecer mordidas, arranhões, ataques em grupo e muitas outras situações e possibilidades reais.

Treinar WC é uma preparação para lidar com os ataques do mundo real. Há eficientes técnicas de combate em variados graus de contacto que ajudarão a preparar o praticante a evitar o constrangimento e a humilhação física e emocional com alguém que queira prejudicar. Na violência urbana não há pausas na luta, muitas vezes o combatente só para de lutar quando o oponente está inconsciente, gravemente ferido ou morto. Para sobreviver numa situação de conflito real é preciso ter uma ferocidade superior, não ter medo da dor de um ataque violento, e superar o stress com auto controle. O WC bem aplicado não dá hipóteses ao adversário.

Quando a vida está em jogo não se pode dar nenhuma vantagem ao inimigo. O objectivo fundamental do Wing Chun é lutar por sobrevivência; autoproteção. Entender isso é uma questão de vida ou morte.

Aprender WC para praticar a violência gratuita é prostituir a arte. Um praticante de WC é disciplinado e controlado, não abusa do conhecimento que tem. Usa somente quando ameaçado realmente, não deve ser um meio para intimidar os outros.

O auto controle é fundamental. Em um combate é importante lidar bem com o medo, stress,
 agressividade, dor, disciplina e tolerância. Esta é a filosofia real.

Frases de Sun Tzu, em A Arte da Guerra


...que o efeito das forças seja como o de pedras arrojadas sobre ovos

...seja rápido como o trovão que retumba antes de que tenhas podido tapar os ouvidos, veloz como o relâmpago que brilha antes de haver podido piscar.

...quando uma força se move com rapidez é como o vento; quando vai lentamente é como o bosque; é voraz como o fogo e imóvel como as montanhas.

É rápida como o vento no sentido que chega sem avisar e desaparece como o relâmpago. É como um bosque porque tem uma ordem. É voraz como o fogo que devasta uma planície sem deixar para trás sequer um ramo de erva. É imóvel como uma montanha quando se aquartela.

É tão difícil de conhecer como a escuridão; seu movimento é como um trovão que retumba.
...um verdadeiro mestre das artes marciais vence outras forças inimigas sem batalha.

...os que ganham todas as batalhas não são realmente profissionais; os que conseguem que se rendam impotentes os inimigos sem lutar, são os melhores mestres do Arte da Guerra.

Se utilizas o inimigo para derrotar o inimigo, serás poderoso em qualquer lugar aonde fores. 

Sem comentários:

ISEC (Instituto de Educação e Ciências)

ISEC (Instituto de Educação e Ciências)
Local onde tem lugar os Treinos de Wing Chun

Treinos de Wing Chun em Lisboa

Calendario dos treinos de Wing Chun

Janeiro : 26
Fevereiro : 23
Março : 23
Abril : 7
Maio : 18
Junho : 15
Julho : 13
Agosto : 10
Setembro : 7
Outubro : 5
Novembro : 2
Dezembro : 30